Seja como for, vale a pena pensar

climatechange_n

É mais do que certo que não consigo, não posso, nem quero acompanhar, metade da informação que circula sobre as alterações climáticas. O resultado seria a loucura.

Ainda assim, gosto de permanecer um passo atrás dessa loucura, pois todo o tema sobre as alterações climáticas, levantam questões e frustrações, inerentes e relativas à própria natureza humana.

É devastador imaginar o mundo com um clima alterado, e por outro lado, face à bomba-relógio que cada um carrega dentro de si e a diminuta janela temporal que a vida proporciona nesta Terra, a tarefa parece tão brutal, com laivos de arrogância à mistura, em querer mudar alguma coisa neste planeta que por várias vezes levou as espécies à beira da extinção.

Já lá vão uns anos a acompanhar e a discutir sobre alterações climáticas. Primeiro de um ponto de acreditar que seria possível reverte-las, depois uma enorme frustração e desânimo, e agora de um ponto de adaptação e tentar no que estiver ainda ao alcance, não as acelerar ainda mais.

Mas há quem as negue; e quem acredite que não passam de uma fraude, de propaganda ecologista , com vista a proteger recursos naturais, fomentar os negócios verdes, com legislações que criam impostos sobre poluição e que tiram a liberdade a cada um de fazer o que quer no que respeita ao ambiente.

Curiosamente para alguém como eu, é encontrar nestas discussões uma bifurcação tipo de crentes e não-crentes. Seria de esperar que os dados recolhidos por cientistas das mais variadas áreas fossem factos, ainda que os modelos de previsão sejam susceptíveis as várias análises.

Mas é comum encontrar no meio destes comentários, um outro tipo de aproximação ao debate. E normalmente entram e saem, mas  despejam pelo caminho uns quantos versículos Bíblicos, que atestam o final do mundo, a história do pecado e do arrependimento, do plano Divino e a sua eterna telenovela entre o bem e o mal.

Não sou imune a questões religiosas. De facto, sou todo de ouvidos.

A bem ver, no final, pouco há a fazer, senão a aceitação do finito , fazer as pazes connosco, fazer as pazes com Deus ou com o que quer que se acredite, numa esperança de uma qualquer lógica de continuidade.

Educado no meio de uma sociedade pseudo-cristã, tenho no intimo essa celha de esperança da mão Divina, e até considero irónico, que depois de tantos finais-do-mundo anunciados e  falhados na passagem dos milénios, essa hipótese ainda se mantenha no meu pseudo-cristão primitivo.

Foram e são muitos os mundos que se findaram, e outros tantos que todos os dias começam, outros ainda que diariamente se tentam renovar, mas todos eles, até à data, apenas existiram aqui, nesta grande casa a que chamamos Terra. O Mundo para os nossos mundos.

Hoje vi duas noticias , e que me deixaram satisfeito, e prendem-se com lideres e comunidade religiosos que começam a juntar aos seus discursos, as questões das alterações climáticas. Começam a tomar posição.

Da Igreja católica a um grupo Evangélico da Florida, um alerta.

http://thinkprogress.org/climate/2014/05/21/3440075/pope-francis-if-we-destroy-creation-creation-will-destroy-us/

http://thinkprogress.org/climate/2014/05/20/3439695/evangelical-environmental-network-rick-scott-petition/

Será muito importante, que nos seus cultos, e aos seus fieis, passem esta mensagem.

Seja como for vale a pena pensar, ainda acreditando num plano Divino, se fará lógica, arriscar destruir tudo o que ele criou por nada mais, do que…. dinheiro ?

Porque é disso que estamos a falar.


Imagem : https://www.flickr.com/photos/oxfam/

Mais informação :
http://catholicclimatecovenant.org/tag/pope-francis/
http://www.casinapioiv.va/content/accademia/en/events/2014/sustainable.html
Anúncios

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s