Mini-lago do ceptro místico…ou da vulgar bengala- 1.01rc

Mini-lago, ceptro místico, ou vulgar bengala

Mini-lago, ceptro místico, ou vulgar bengala

Sim, ainda está na versão rc (release candidate), mas começa a mostrar sinais do que vai ficar.

Começámos o ano passado, criando este mini-lago no meio do mini-quintal. Ele tem a forma de mandala,  Unida e dividida em duas, a água e a terra. Dois dos elementos dos antípodas da mente.

Mas para permitir a passagem, mini-passagem se bem entendido, existe uma abertura, um espaço, que lhe dá a forma de um ceptro místico….ou então, de uma vulgar bengala, para a hérnia ? Terei ainda de reflectir nos sinais. 

 

Enquanto espero a divina revelação, creio ter tempo para mencionar, que no ano passado existia já um sapo.

Aliás, é um processo muito engraçado e rápido, pois apareceu passado 2 meses. E com o sapo veio uma cobra, mini-cobra entenda-se também, o que deu para eu me sentir muito corajoso num momento National Geographic.

Esta rapidez surpreendeu-me na altura. Esperava-o, mas não tão depressa, e bem demonstra a mecânica da vida, da natureza. Apresenta a dualidade do Universo. A vida omnipresente, filha de fluxos energéticos, também eles servos de dualidade.   Espera as condições certas, e explode. Torna-se visível, mas ali estava tudo o que era necessário, num estado invisível. O Ser e O Não Ser, estar e não estar.

Mas descendo à terra e continuando, o sapo ficou, a cobra foi para a quinta aqui ao lado, que as vistas são melhores.

O mini-lago foi idealizado para várias funções, uma delas é servir de abrigo a sapos,  pois são muito importantes para o sistema, verdadeiros auxiliares na horta. Eles controlam muitos insectos, mas também invertebrados, como por exemplos lesmas, o que é um luxo.

Depois é agradável ouvir o coaxar, este não é mini, e quando a orquestra está em sintonia, neste pequeno quintal, é possível ouvir, o galo, as codernizes, o sapo, e grilos.

Mas este ano apenas ouvi o sapo uma vez. E receio que tenha sido a sua ultima melodia, pelo menos por estes lados, pois este ano existe um novo elemento que atrai mais uns dois ou três da mesma espécie, que é a Nokas, a gata.

Nokas

É bem possível que a sua presença no quintal, tenha afugentado o sapo, mas também é verdade, que de momento o mini-lago ainda tem pouca protecção para ele, mas comparando com o ano passado quando não havia muita vegetação, ele já por aqui andava.

Levo muito a sério isto do sapo, e quando as aromáticas e outra vegetação crescer, se os sapos não aparecerem, terei de arranjar alguma protecção que lhes providenciem segurança e com sorte, talvez resulte.

No mini-lago, estão lentilhas de água e Azola. Ambas são benéficas e também elas têm várias funções.

A começar por servirem de complemento rico em proteínas para as galinhas. Agora me lembro que ainda não experimentei dá-las às codernizes, mas devem-lhe chamar um petisco.

A azola é um bom fertilizante, pois tem a capacidade de fixar nitrogénio, o que é um recurso extra, fácil de manter, neste mini-lago, para a horta. Como é invasiva, é um instante enquanto repovoa o mini-lago.

Há um erro que posso já partilhar, é que se o plástico ficar exposto ao sol, acaba por furar. Portanto é importante tentar cobrir com o que for possível todas as partes do plástico que fiquem expostas, até as plantas cobrirem naturalmente o lago.

Depois de grande caminhada, a vista do mini-lago , lado Norte.

Depois de grande caminhada, a vista do mini-lago , lado Norte.

Bom, agora faltam mais aromáticas, ou por outra, falta o dinheiro para as aromáticas, assim sim, assim é que está correcto, e cobertura de solo. Vai com o tempo.

 

Anúncios

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s