Cardos no Quintal

cardos marianosFazem parte da minha pegada ecológica, e estão a crescer no meu quintal.

Por certo que vieram agarrados às minhas botas ou à enxada de Adoa, que os tem em abundância.

Estão quase prontos para colher e secar.

Os cardos, neste caso o Cardo Mariano (Silybum marianum) é uma espécie fantástica, que eu gosto muito.

Eles  são comestíveis, já os experimentei  uma vez numa oficina de ervas comestíveis e são bons, mas o que mais me atrai é o seu uso medicinal,  que já remonta a milhares de anos, principalmente para proteger o fígado, facilitador da digestão e mesmo cálculos biliares.

Sempre me foi difícil de entender com os antigos adquiriram este conhecimento das plantas, que hoje são provados em laboratório. É algo que me escapa. Ainda entendendo o principio homeopático que semelhante trata semelhante, ao olhar para um cardo, não me salta um fígado à vista.

Um infusão de cardo é boa, nada amarga, bebe-se muito bem.

Outra vantagem dos cardos num sistema de cultivo, é que os pulgões negros como os verdes, também os acham apetecíveis, e como tal, contribuem divergir um pouco estes bicharocos de outras culturas que queiramos proteger.

Os cardos também são um bom indicador da fertilidade do solos.

Para um quintal pequeno como o meu, é precisa alguma pratica para ter uns pés controlados, mas enquanto cá estão, estou contente com a sua presença.

Brevemente, vou corta-los e seca-los.

 

2 thoughts on “Cardos no Quintal

  1. Devem ser muitos anos da observação e muitas provas e experimentos que se calhar corriam mal para o paciente, infelizmente… É pena que esta sabedoria ficou esquecida e tão poucas pessoas tiram proveito dela.

Deixa o teu comentário

